COMO FORMAR PREÇO DA FORMA CORRETA (E OS 2 PIORES ERROS PARA NÃO COMETER)
Se você tem um negócio próprio, sabe como é importante a margem de lucro dos seus produtos e serviços para manter seu negócio lucrativo e sustentável.
Hoje vamos te ajudar a entender mais esse conceito, e como não cair nos erros que a maioria das pessoas comete.
Preste atenção nisso…
4 dos 5 Fatores Críticos de Sucesso das Empresas dependem da “Formação de Preço”.
Por isso você precisa saber como fazer isso da forma correta.
Formação de Preço NÃO É apenas uma fórmula.
Fazendo isso da forma correta, você percebe a atuação de seus concorrentes, o comportamento do seu público-alvo, e muitas outras oportunidades para lucrar.
Aqui estão alguns exemplos das áreas de impacto da formação de preço:
Financeiro: com a identificação de indicadores como ponto de equilíbrio e margem bruta, você consegue acompanhar e agir para garantir que o seu caixa não ficará negativo.
Vendas: promover a redução de preços e apostar em promoções com embasamento que garantam maior eficiência dessas estratégias, com visão clara dos limites possíveis.
Operação: busca contínua pela redução de custos para otimização do preço ou do lucro.
Logística: aumento da previsibilidade das movimentações de estoque integradas com base em promoções, ofertas e campanhas.
Você já consegue ver como esse tema é muito mais amplo?
Preço é Estratégia
Agora vamos começar a aprofundar:
O Método de Formação do Preço Mais Utilizado: Markup
O método Markup é muito utilizado pelas empresas por ser considerado de fácil utilização.
O índice multiplicador (Markup) é obtido pela fórmula:
Markup = Custo / (1- %)
Imagine que você quer definir o preço de venda de uma caneta, com os seguintes parâmetros:
- Custo de aquisição da caneta: R$ 1
- Margem de lucro desejada: 25%
- Impostos: 21,25%
- Despesas administrativas: 10%
Ou seja, temos um total de 56,25% em custos (25% + 21,25% + 10%).
Usando a fórmula, temos:
Markup = 1 / (1 – 56,25%)
Markup = 1 / 0,4375
Markup = 2,2857 ou 2,29
Agora vamos para a “prova dos 9”, para confirmar que o Markup de 2,29 que é suficiente para gerar lucro de 25% sobre a venda, confira:
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO
Simples, não é mesmo?
Com esse exemplo você já sabe o que é o Markup e como utilizá-lo.
Dois Grandes Erros na Formação de Preço:
NUNCA faça isso
Agora que você está entendendo melhor a importância de formação de preço, aqui estão os 2 maiores erros que vejo de forma recorrente nas empresas:
Erro #1 – Desconsiderar os seus custos na hora de definir o preço.
Sim, isso é mais comum do que parece.
Vender por um preço abaixo dos seus custos (ou seja, no prejuízo) é erro recorrente nas empresas.
Infelizmente, também sei o motivo disso: a famosa “conta de padeiro”.
O problema dessa conta, é que ela é muito subjetiva, e não leva em conta todos os seus números que fazem sua empresa se manter funcionando de forma saudável e lucrativa.
Nos últimos anos vi muitos empreendedores vendo o “dinheiro entrar na conta”, mas não percebiam que a empresa deles estava prestes a ruir.
Erro #2 – Seu preço é cópia ou uma pequena variação da usada pela concorrência
Aqui está outro grande problema.
Se você forma o seu preço olhando somente para a sua concorrência é um grande erro que você comete.
Afinal, é bem provável que o seu concorrente tenha uma realidade diferente da sua, com mais ou menos despesas, negociações diferentes (e às vezes até mesmo ele tem prejuízo e não sabe!).
Considerar o mercado na hora de precificar é algo essencial, porém, não deve ser o único critério.
Seu próximo passo
E você… Se identificou com algum desses erros?
Se sim, calma!
Você ainda tem salvação 🙂
Preparamos um ebook para te ajudar a formar preços da forma correta.
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